NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO AO DEPUTADO BOLSONARISTA QUE DESEJOU QUE O(A)S ESTUDANTES DA UFSM FOSSEM “QUEIMADOS VIVOS”

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO AO DEPUTADO BOLSONARISTA QUE DESEJOU QUE O(A)S ESTUDANTES DA UFSM FOSSEM “QUEIMADOS VIVOS”

Publicado em 21 de Outubro de 2022 às 14h32

No dia 20/10/2022, o Deputado Federal do Rio Grande Do Sul Bibo Nunes (PL), um dos maiores defensores de Bolsonaro e de suas práticas - não reeleito para o mandato 2023-2026 -, vociferou todo seu ódio e preconceito com o(a)s estudantes das universidades federais, de forma muito direta à(o)s estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em uma transmissão pela internet. Ele, além de tantos outros absurdos e inverdades que proferiu, em uma atitude genocida, desejou que o(a)s estudantes da UFSM fossem “queimados vivos”. Aqui, precisamos reconstituir um fato histórico de muita dor e comoção nacional e internacional ocorrida na cidade de Santa Maria, no ano de 2014. Isso mesmo, logo na cidade que há nove anos o incêndio fatal da Boate KISS levou à morte 242 jovens e 636 pessoas feridos. A maioria das vítimas era estudante da UFSM.

Infelizmente, nos últimos 4 anos a política do ódio, do extermínio e da intolerância tem tomado conta de nosso país, por isso embora não nos cause surpresa a forma como os bolsonaristas estão atuando,  ou seja, com intolerância, ações de ódio, perseguição e calúnia, este episódio expressa, mais uma vez, o perigo representado pelo projeto político de Bolsonaro e seus(suas) aliado(a)s.

Diante deste acontecimento, a Diretoria Nacional do ANDES-SN repudia de forma veemente essa atitude, que faz uma referência a uma das maiores tragédias da última década. Além de desrespeitar as vidas perdidas e as mais de 636 pessoas envolvidas nesta tragédia, desrespeita a dor das famílias e da sociedade da cidade: parentes, amigas e amigos que carregam em seus corpos, mentes e corações marcas profundas dessa tragédia. Este “homem de bem” traz em sua fala o resumo do momento em que vivemos, na qual a intolerância e o ódio estão levando a violências políticas que ameaçam nossa democracia. Infelizmente, vimos essa prática de desrespeito acontecer durante toda a pandemia do COVID-19 e agora durante a campanha eleitoral, se caracterizando, portanto, em uma prática de um governo negacionista e desumano.

É por ações como essa que o ANDES-SN conclama toda sua base, comunidade acadêmica e sociedade brasileira a se mobilizarem e atuarem para superarmos esse momento político tão vergonhoso e perigoso. O ódio, a intolerância e a violência não podem vencer no dia 30/10/2022.  Pelos nosso(a)s jovens, pelo(a)s nosso(a)s  estudantes, pelo nosso país e pelo nosso futuro, conclamamos pelo voto no dia 30/10/2022 em LULA.

 

VOTAR EM LULA PARA DERROTAR BOLSONARO NAS RUAS E NAS URNAS!

 

 

Brasília (DF), 21 de outubro de 2022

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences