NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO ÀS OFENSAS DO JORNALISTA AUGUSTO NUNES CONTRA DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO ÀS OFENSAS DO JORNALISTA AUGUSTO NUNES CONTRA DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Publicado em 03 de Dezembro de 2020 às 19h12

A Diretoria do ANDES-SN manifesta o seu mais veemente repúdio ao comentário proferido pelo jornalista Augusto Nunes, da Rádio Jovem Pan, que, na tentativa de defender a Portaria nº 1.030 do Ministério da Educação (MEC), resolveu ofender o(a)s docentes das universidades federais, o(a)s chamando de vagabundo(a)s, dentre outros impropérios.

Ao contrário do afirmado pelo jornalista, as universidades não paralisaram suas atividades durante a pandemia. Desde o início da crise sanitária, as universidades, institutos e CEFET se desdobraram em atender às demandas de combate à COVID-19, colocando-se à disposição para desenvolver pesquisas voltadas ao acesso e atendimento da população, tanto aos dispositivos de segurança sanitária, como para o desenvolvimento de vacina e diagnósticos da doença. 

Apenas as aulas presenciais foram suspensas, justamente para proteger a vida do(a)s estudantes, docentes, técnico(a)s-administrativo(a)s e seus/suas familiares. Nossas universidades são maiores do que a maioria dos municípios brasileiros e o isolamento social obedeceu as recomendações de especialistas e da Organização Mundial da Saúde.

Nós, professores e professoras, não estamos de férias desde março. Pelo contrário, na maioria das instituições estamos exercendo a docência de forma remota, sobrecarregado(a)s e exausto(a)s. Além das atividades de ensino, continuamos a desenvolver pesquisas e extensão, especialmente direcionadas para o combate à COVID-19.

Tais comentários, com os do jornalista Augusto Nunes, são ultrajantes e fazem parte da campanha para desacreditar as universidades, institutos e CEFET, com o objetivo de disputar a opinião pública contra o isolamento social, pondo em risco as vidas da população, além de contribuir para reforçar o preconceito com o serviço público e o(a)s servidore(a)s.

 

Brasília (DF), 3 de dezembro de 2020

 

Diretoria Nacional do ANDES-SN

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences