NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Atualizado em 13 de Abril de 2022 às 18h10

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

 

Desde que Bolsonaro assumiu, uma prática constante desse governo é tentar atacar a autonomia universitária, o que se mostrou mais expressivo nas dezenas de intervenção de reitores não eleitos pela comunidade acadêmica, mas empossados arbitrariamente.

Na Universidade Federal do Ceará não tem sido diferente. Desde que o interventor assumiu, tem estabelecido práticas que além de atacar princípios republicanos que norteiam o funcionamento dessas universidades, tem estabelecido costumeiramente mecanismos de ataques às organizações representativas dos docentes, dos técnicos e dos discentes.

O mais recente episódio se relaciona a reposta  da reitoria interventora, que não respondendo as denúncias contra a forma de condução da pandemia no espaço acadêmico, preferiu realizar ataques baixos, usando meios institucionais para tanto. O texto da reitoria, além de ser uma afronta à liberdade sindical, é profundamente machista.

A ADUFC-Sindicato, em 8 de abril, publicou um manifesto que relata as atitudes negacionista da reitoria, além do uso de medicamente sem comprovação científica e reprovada pela comunidade científica internacional no combate à pandemia da COVID-19. Importante salientar que ao contrário da reitoria atual, a diretoria da ADUFC foi eleita pelas comunidades acadêmicas da UFC, UFCA e Unilab e carrega portanto real significado de representação e união dessas comunidades.

Nós, do ANDES-SN, reforçamos nosso compromisso com a luta em defesa de uma universidade pública, gratuita, laica e democrática, contra as intervenções, além de nos colocar em solidariedade irrestrita aos docentes atacados pela reitoria interventora da Universidade Federal do Ceará.

 

Brasília (DF), 13 de abril de 2022.

 

Diretoria Nacional do ANDES-SN

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences