NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE SOLIDARIEDADE AO PROFESSOR DA UFBA CARLOS ZACARIAS

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE SOLIDARIEDADE AO PROFESSOR DA UFBA CARLOS ZACARIAS

Publicado em 25 de Agosto de 2021 às 11h04

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE SOLIDARIEDADE AO PROFESSOR DA UFBA CARLOS ZACARIAS

 

A diretoria do ANDES-SN presta sua mais irrestrita solidariedade ao professor de História da UFBA, Carlos Zacarias Figueroa de Sena Jr. O professor Zacarias, como é conhecido, tem sido alvo de ataques de grupos de extrema direita desde 2017, quando assumiu a coordenação de cursos livres sobre o fascismo, na esteira dos ataques de grupos bolsonaristas contra as universidades.

No último dia 20/08/2021, recebeu uma notificação extrajudicial por uma postagem feita em julho nas redes sociais, questionando a indicação de vídeos da produtora bolsonarista “Brasil Paralelo” pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, como parte de material paradidático ao ensino de História na educação básica. Após o questionamento do professor, a SEC-BA retirou a indicação do material da produtora.

Esta produtora está sendo investigada na ação movida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes no caso das fake news e atos fascistas, e também da CPI do Senado. É notória por disseminar material que nega as ações de grupos militares, civis, paramilitares e empresariais no período da ditadura empresarial-militar de 1964-1985, e ainda é parte da “guerrilha cultural” bolsonarista que dissemina ataques às instituições e ao estado democrático de Direito.

O professor Zacarias é um renomado pesquisador da história da ditadura empresarial-militar, e ao questionar o caráter dessa produtora, afirmou que "não se tratava de uma produtora qualquer, mas um canal que produz  conteúdo” de história de caráter revisionista/negacionista”.

O livre exercício do pensamento e a liberdade de cátedra são preceitos fundamentais de um Estado Democrático de Direito, sendo garantidas ainda a liberdade de cátedra na execução das atividades-fim das universidades. Dessa forma, o direito à memória é um bem inalienável, pois somente o conhecimento histórico pode conduzir a sociedade ao exercício pleno de democracia e cidadania com a inclusão social daqueles/daquelas que foram deixado(a)s à margem na colonialidade.

Neste momento de grave crise, em que o agitador fascista que ocupa a presidência incita a sua base aos ataques às instituições, à democracia e ameaça sob a luz do dia e com a complacência dos presidentes do Senado e da Câmara Federal, é preciso ressaltar que a liberdade conquistada pelo povo brasileiro não está à venda, e tais ameaças não nos intimidarão a continuar a luta por uma sociedade democrática, igualitária, com garantias de liberdade de expressão e organização, preceitos fundamentais garantidos pela Constituição de 1988. A sociedade brasileira lutou contra uma ditadura empresarial-militar e não abdicaremos de continuar lutando para que o lixo da História seja definitivamente enterrado e que a verdade, memória e justiça sobre os crimes cometidos em nome da ditadura sejam julgados.

 

Toda solidariedade ao professor Carlos Zacarias Figueroa de Sena Jr!

Fascistas, não passarão!

Para que nunca mais aconteça, para que nunca se esqueça, Ditadura nunca mais!

Fora Bolsonaro-Mourão!

 

 

Brasília(DF), 25 de agosto de 2021.

 

 

 

Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences