NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM APOIO À GREVE DO(A)S PROFESSORE(A)S DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS (MA)

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM APOIO À GREVE DO(A)S PROFESSORE(A)S DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS (MA)

Publicado em 25 de Abril de 2022 às 11h15

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM APOIO À GREVE DO(A)S PROFESSORE(A)S DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS (MA)


                       A luta em defesa da educação pública, para não ser algo abstrato, passa sem dúvida pela garantia de condições de trabalho e política salarial que atendam às demandas das professoras e dos professores.

Nos últimos anos, essa categoria da classe trabalhadora, mesmo estando em casa, esteve assim trabalhando remotamente, com aumento significativo dos custos de vida (uso de energia elétrica, internet, manutenção/compra de aparelhos, etc.). Importante lembrar que essa modalidade impactou negativamente no aprendizado do(a)s discentes e na saúde mental de professoras e professores.

Além disso, o(a)s docentes, como o conjunto da classe trabalhadora, enfrentam um brutal derretimento de seu poder de compra, fruto da política catastrófica do governo federal, presidido por Bolsonaro. Esse impacto atinge as mais diversas esferas, federal, estadual e municipal, mas é sentida mais perversamente pelo(a)s docentes das redes municipais de ensino, pelo país a fora.

Em São Luís(MA), professores e professoras da rede pública municipal iniciaram uma greve, no último dia 18 de abril, com os seguintes eixos reivindicatórios: em defesa da atualização do piso para professore(a)s com Nível Médio e a repercussão dele em toda a tabela salarial do magistério, com 36,56% de reajuste para todo(a)s o(a)s professore(a)s com Nível Superior.

Como tem sido de praxe, antes do início da greve, a prefeita de São Luís e a justiça do município tentaram barrar a greve, contudo, em uma manifestação nas ruas da capital maranhense, com mais de 1.000 pessoas, a categoria demonstrou força e resistência para que tal movimento paredista prossiguisse e que seja vitorioso.

Nós, do ANDES -SN, que estamos construindo a greve unitária dos Servidore(a)s Público(a)s Federais, via FONASEFE, recebemos esse movimento paredista com entusiasmo. Da mesma forma, reafirmamos nosso apoio a essa greve e à(o)s que lutam em defesa da educação pública, gratuita, democrática e laica.

 

 

Brasília (DF), 20 de abril de 2022

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences