ANDES-SN lança campanha com mote “Sou Docente Antirracista” na quinta-feira (25)

Publicado em 22 de Julho de 2024 às 18h29. Atualizado em 25 de Julho de 2024 às 22h21

Reafirmando seu compromisso no combate às opressões nas instituições de ensino públicas, o ANDES-SN convida a todas, todos e todes para o lançamento, na próxima quinta-feira (25), da campanha de Combate ao Racismo do Sindicato Nacional com o mote “Sou Docente Antirracista”. A atividade ocorrerá às 19 horas, no Armazém do Campo, em Belo Horizonte (MG), cidade que sediará o 67º Conad entre os dias 26 e 28 de julho

O lançamento acontecerá no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, comemorado em 25 de julho.

A programação inclui discussões sobre políticas de reparação, ações afirmativas, o papel do ANDES-SN no enfrentamento ao racismo e a distribuição de materiais com o mote da campanha “Sou Docente Antirracista”. Também haverá a exposição “A Luta por Políticas de Reparação e Ações Afirmativas e o Papel do Sindicato”.

Durante a cerimônia de lançamento, o Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) da entidade apresentará as diretrizes da campanha, que é uma deliberação do 42º Congresso do ANDES-SN. Está prevista ainda uma apresentação do grupo Samba da Januário, após o lançamento. O grupo é liderado por Fran Januário, uma das vozes mais renomadas na cena do samba na capital mineira.
 
Segundo Gisvaldo Oliveira, 3º tesoureiro do ANDES-SN e da coordenação do GTPCEGDS, o Sindicato Nacional sempre reconheceu a luta antirracista como pauta prioritária. “Lutamos todos os dias contra o racismo porque o compreendemos como elemento de dominação ideológica profundamente enraizado na formação social brasileira e que oprime as pessoas negras em todos os espaços e relações da vida social. E esta campanha representa mais uma ação contundente do nosso Sindicato Nacional para denunciar a permanência da marginalização do povo negro, que enfrenta inúmeras dificuldades para acessar direitos básicos como saúde e educação, que está excluído do mercado de trabalho ou atuando em trabalhos precários, que sofre com a violência de Estado, cotidianamente, nos quatro cantos do país”, avalia.
 
“É fundamental que, em cada universidade, IF e Cefet, a categoria docente participe da campanha compartilhando materiais, vídeos e organizando atividades político-culturais. Precisamos aquilombar nossos locais de trabalho”, conclama o docente.

Serviço 
Lançamento da Campanha de Combate ao Racismo do ANDESS-SN: “Sou Docente Antirracista”
Quando: 25 de julho (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Armazém do Campo (Loja do MST)
Endereço: Av. Augusto de Lima, 2136 - Barro Preto, Belo Horizonte (MG)

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences