Entidades da Educação reforçam a necessidade de mobilização em defesa da Educação e do reajuste salarial

Atualizado em 24 de Maio de 2022 às 09h39
Foto: Imprensa Sinasefe

Representantes do ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe, entidades que representam docentes, técnicos e técnicas das Instituições Federais de Ensino (IFE), participaram, na tarde do último sábado (21), da Reunião Ampliada Unificada da Educação. A atividade aconteceu no hotel San Marco, em Brasília (DF), em formato híbrido – presencial e remota -, e avaliou as condições de uma greve unificada na Educação, construindo uma pauta em comum. Além disso, o encontro reforçou a necessidade de continuar a mobilização das servidoras e dos servidores públicos federais (SPF) pelo reajuste salarial emergencial de 19,99%. O ANDES-SN transmitiu a reunião pelas suas redes sociais. Você confere o encontro na íntegra aqui.

Com saudações das entidades classistas e estudantis da Educação Pública, representantes da diretoria nacional e das seções sindicais do ANDES-SN contaram um pouco sobre o posicionamento do Sindicato Nacional e a realidade em cada região do país. Foi informado aos presentes a decisão da entidade, após consultar as assembleias de base, pela manutenção da mobilização para a greve, mas ainda sem data definida para a deflagração. Na ocasião, as e os docentes apresentaram propostas de criação de comissões locais e de agenda conjunta de luta com as entidades da Educação.

Representantes da Direção Nacional e das seções sindicais do Sinasefe relataram as atividades e as ações que estão sendo desenvolvidas na greve da categoria, iniciada no dia 16 de maio. Em algumas manifestações foi reforçada a necessidade de uma greve imediata da Educação Federal e de articular essa luta com outras categorias evidenciando novas pautas, além da recomposição salarial. A Fasubra, por sua vez, comunicou aos presentes que a greve já foi aprovada, mas que depende de uma data unificada para iniciar o movimento paredista.

Já a União Nacional dos Estudantes afirmou que ainda irá pautar esse debate na entidade. No encontro, estudantes representados pela UNE, Fenet e Ubes pontuaram as dificuldades enfrentadas diariamente nas instituições de ensino que perpassam desde os cortes de verbas nos restaurantes universitários, causando o fechamento de muitos, até nas bolsas estudantis, enquanto o governo federal direciona verbas públicas para outras áreas.

Foto: Imprensa Sinasefe

Segundo Regina Ávila, secretária-geral do ANDES-SN, a reunião ampliada foi resultado da unidade do setor da Educação para fortalecer a mobilização das e dos SPF, via Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), e assim construir ações em defesa da Educação. As servidoras e os servidores lutam por um reajuste salarial emergencial de 19,99%, pela revogação da Emenda Constitucional (EC) 95/16 – do Teto dos Gastos-, e contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, da contrarreforma Administrativa.

“Foi um momento bastante importante de retomada das lutas em defesa da Educação, especialmente em função do corte de verbas e das condições de assistência estudantil, condições sanitárias entre outros”, disse a docente.

Nesta terça-feira (24), as entidades se reúnem novamente para debater a unificação de uma pauta a ser levada para a base e fechar uma agenda de ações em comum, com indicação de paralisação e da realização de um ato em Brasília (DF).
 

Saiba mais
Entidades do Setor da Educação se reúnem sábado (21) para discutir mobilização nas IFE

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences