MEC dispensa interventor da Univasf e nomeia novo reitor pro tempore

Publicado em 26 de Janeiro de 2023 às 17h30. Atualizado em 26 de Janeiro de 2023 às 17h36
Gestor nomeado assume cargo em caráter temporário até que reitor escolhido pela comunidade acadêmica possa assumir - Foto: Divulgação

O Ministério da Educação dispensou, na última semana (17), o interventor da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo César Fagundes, que ocupava o cargo de reitor pro tempore. Camilo Santana, ministro da Pasta, designou para o cargo, também temporariamente, o professor Julianeli Tolentino de Lima, que já foi reitor da instituição por duas gestões.

Em nota, a Seção Sindical do ANDES-SN na Univasf (Sindunivasf SSind.) manifestou apoiou a troca de reitores que, de acordo com a entidade, era esperada pela maior parte da comunidade acadêmica da Univasf.

"Há três anos a instituição sofria com uma gestão autocrática, sem diálogo, sem transparência e, muitas vezes, alinhada ao pensamento Bolsonarista, que incluía o ataque sistemático à educação pública brasileira", afirma a Sindunivasf SSind. 

“Também manifestamos a nossa vontade para que o processo judicial, que trata do resultado da última eleição para a reitoria da Univasf, que nos levou a este caos, seja resolvido o mais breve possível, e que o reitor eleito, democraticamente, prof. Telio Nobre Leite, seja empossado para poder conduzir a nossa instituição, de acordo com o projeto de administração amplamente escolhido por sua comunidade acadêmica”, conclui a nota.

Entenda
Desde 2020, a Univasf estava sob administração do interventor nomeado pelo então ministro da Educação de Jair Bolsonaro, Abraham Weintraub, descumprindo a lista tríplice e desconsiderando os candidatos mais votados pela comunidade acadêmica. 

Na época, a diretoria do ANDES-SN manifestou repúdio contra mais uma intervenção realizada pelo governo federal. "O governo Bolsonaro e o Ministro da Educação demonstram, cotidianamente, aversão às consultas democráticas para escolha de dirigentes das IFES", dizia a nota do Sindicato Nacional.

O novo reitor, Julianeli Tolentino de Lima também assume o cargo temporariamente, visto que o último processo para escolha de reitor da Univasf foi questionado judicialmente. A expectativa é que a posição seja assumida pelo professor Télio Leite, escolhido através de uma consulta pública com 57% dos votos. 
*Com informações do Brasil de Fato PE

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Update cookies preferences