Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN promove seu XXIII encontro em Osório (RS)

Atualizado em 12 de Setembro de 2022 às 17h12

 

Evento será o primeiro encontro presencial da Reional após o início da pandemia

A cidade de Osório, no litoral norte do Rio Grande do Sul, receberá o XXIII Encontro da Regional RS do ANDES-SN, com o tema “Pela afirmação das liberdades democráticas e pelo direito pleno à educação”. O evento ocorrerá nos dias 23 e 24 de setembro, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório e terá ampla programação. A organização do encontro conta com uma comissão, formada por docentes de diversas seções sindicais do ANDES-SN no estado.

“Consideramos necessário aprofundar e qualificar a nossa reflexão sindical sobre a conjuntura que nos rodeia, a qual combina de forma perversa e ameaçadora vários fatores. De um lado, temos um governo que não assume o Estado Democrático de Direito e, ao contrário, o ataca constantemente, promovendo discursos e incitações a um autogolpe e ao desrespeito pelos legítimos processos democráticos”, destaca o convite do XXIII encontro Regional realizado pela comissão e a regional RS do ANDES-SN.

Ainda segundo a comissão, este evento se torna mais importante dada a atual conjuntura do nosso país. “Por outro lado, sofremos ataques sistemáticos à educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada, quer por reitores interventores, quer pelos cortes orçamentários, ou, ainda, pela ameaça de modalidades de ensino remotos, que tendem a precarizar ainda mais as instituições de ensino federais e o Estado Social previsto na constituição de 1988”, afirma.

Programação
A mesa de abertura do XXIII Encontro Regional/RS está prevista para às 19h do dia 23 (sexta-feira). Logo após o início dos trabalhos, às 19h30min, ocorrerá a Mesa 1, que abordará o tema “Aprofundar e radicalizar a democracia”. Compõem a mesa Luiz Henrique Schuch (Adufpel SSind.), Leonardo Silva Andrada (ICH/UFJF), Letícia de Faria Ferreira (UNIPAMPA - Campus Jaguarão) e Manoel Porto Junior (Sinasefe). A mediação ficará por conta da 2ª vice-presidenta da Regional RS do ANDES-SN, Manuela Finokiet.

Já no segundo dia do evento, sábado, 24 de setembro, a programação começa às 9h com a Mesa 2 “Afirmar o direito pleno à educação”. O Encarregado de Assuntos Jurídicos do Sindicato Nacional, Gustavo Seferian, e a professora da UFSM, Márcia Paixão, vão debater o tema. O 1º secretário da Regional RS do ANDES-SN, Cesar Beras, será o mediador.

Já no turno da tarde, a última atividade do dia e do evento será a “Plenária final (organização e mobilização geral)”. O painel será às 14h, e contará com representantes das seções sindicais do ANDES-SN que compõem a Regional RS: Aprofurg SSind, Sindoif SSind, Adufpel SSind, Sedufsm SSind, Sesunipampa SSind e Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS.

Entre as mesas de debates estão previstos momentos de integração e de atividades culturais.

Inscrições
Estão convidados todos e todas docentes que quiserem participar do XXIII Encontro da Regional RS do ANDES-SN, em Osório. As inscrições estão abertas e gratuitas e podem ser feitas através da internet, no endereço http://tinyurl.com/rsandesencontro.

Comissão
A organização do evento ficou a cargo de Cesar Beras (Regional RS-ANDES-SN), Claudio Fernández (Sindoif), Cristiane Simões (Aprofurg) e Cristina Carvalho(ANDES-SN/UFRGS).

* Fonte: Aprofurg SSind. com edição do ANDES-SN

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences