Circular nº 420/2023
Brasília (DF), 17 de novembro de 2023.
Às Seções Sindicais, às(os) diretoras(es) e secretarias regionais do ANDES-SN.
Assunto: Resultado final das inscrições das Seções Sindicais para o Curso de Formação Política e Sindical.
Companheiros(as),
É com satisfação que informamos o resultado final das inscrições das Seções Sindicais para o Curso de Formação Política e Sindical do ANDES-SN, conforme previsto na circular nº 366/2023. O referido curso será realizado nos dias 1 e 2 de dezembro de 2023, na Sede do ANDES - Sindicato Nacional, seguindo as diretrizes e a programação estabelecidas na mencionada circular.
Para eventuais dúvidas ou esclarecimentos adicionais, estamos à disposição para atendê-los(as).
Sendo o que tínhamos para o momento, enviamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Profa. Annie Schmaltz Hsiou
3ª Secretária
Brasília (DF), 16 de novembro de 2023.
Às Seções Sindicais, às(os) diretoras(es) e secretarias regionais do ANDES-SN
Assunto: Espaço de Convivência Infantil para o I Seminário Nacional sobre Abolicionismos Penais e III Seminário Nacional Integrado do GTPCEGDS.
Companheiros(as),
Em complementação à Circular nº 353/2023, de 29 de setembro de 2023, que convoca para o I Seminário Nacional sobre Abolicionismos Penais, Poder Punitivo e Sistema de Justiça Criminal e o III Seminário Nacional Integrado do GTPCEGDS do ANDES-SN (V Seminário Nacional de Mulheres do ANDES-SN; IV Seminário Nacional de Diversidade Sexual e V Seminário Nacional de Reparação e Ações Afirmativas). Reforçamos a importância das Seções Sindicais informar, através do formulário disponível em https://forms.gle/Xf8QVA6JMTozbtX79, a necessidade de espaço infantil para acolher filho(a)s de docentes que representarão cada seção sindical no evento. O formulário de ser preenchido, impreterivelmente, até o dia 21 de novembro 2023.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Profª Annie Schmaltz Hsiou
3ª Secretária
Circular nº 417/2023
Brasília (DF), 13 de novembro de 2023
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN
Assunto: Relatório reunião do Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia – GTCeT realizada em Brasília, nos dias 07 e 08 de outubro de 2023
Companheira(o)s,
Encaminhamos o Relatório da reunião do Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia – GTCeT realizada em Brasília, nos dias 07 e 08 de outubro de 2023.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Profª Annie Schmaltz Hsiou
3ª Secretária
Brasília (DF), 13 de novembro de 2023.
Às Seções Sindicais, às(os) diretoras(es) e secretarias regionais do ANDES-SN
Assunto: Complementação à Circular 414/2023 - Campanha Salarial 2024 (atividades para o dia 16 de novembro).
Companheiros(as),
Em complementação à Circular nº 414/2023, de 13 de novembro de 2023, informamos que no dia 16 de novembro ocorrerá a reunião da Mesa Central de Negociação. Esta data deve ser mais um dia de mobilização para exigirmos do governo o atendimento de nossas reivindicações. Deve ser, portanto, um dia para afirmar que a força dos(as) trabalhadores e trabalhadoras atuando em unidade é o único caminho para conquistar vitórias para a nossa classe, mesmo em um governo que foi eleito pelas mãos desses(as) mesmos(as) trabalhadores(as), mas que custa a tê-los(as) como prioritários(as) em sua agenda política.
Para os(as) docentes que estiverem em Brasília, o ANDES-SN não só estará presente na reunião da Mesa Central de Negociação, como também estará mobilizado em frente ao DNIT, local da reunião, a partir das 14h, para um ato-vigília, a fim de mostrar ao governo que a categoria não irá baixar a guarda, nem suas bandeiras, até que tenha suas demandas atendidas. O ato será feito, mais uma vez, em unidade com o conjunto dos(as) SPF, e terá transmissão ao vivo pelas redes do Fonasefe. Nos estados, em Brasília, nos campi das Universidades, Institutos Federais e CEFETs estaremos em luta pelos nossos direitos e por respostas!
Solicitamos que as seções sindicais que estarão com atividades de mobilização, sejam atividades locais ou o deslocamento de militantes para as atividades em Brasília, informem-nos por meio do formulário https://forms.gle/nneDi68GCJSKFtmh9 até as 18 horas do dia 14 de novembro (terça-feira).
Agenda em Brasília:
Até a luta, companheiros(as)!
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Profª Annie Schmaltz Hsiou
3ª Secretária
Circular nº 415/2023
Brasília (DF), 13 de novembro de 2023
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN
Assunto: Relatório do XIX Encontro Nacional do Setor das IEES/IMES realizado em São Luís (MA), nos dias 20, 21 e 22 de outubro do corrente ano.
Companheira(o)s,
Encaminhamos o Relatório do XIX Encontro Nacional do Setor das IEES/IMES realizado em São Luís (MA), nos dias 20, 21 e 22 de outubro do corrente ano.
Acesse os anexos por meio do link: https://drive.google.com/drive/folders/1aHV1f9F0T6DalyKLtbXQwCgv_19sg5mm?usp=sharing
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Profª Annie Schmaltz Hisou
3ª Secretária
Brasília (DF), 13 de novembro de 2023.
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN.
Asssunto: Campanha salarial 2024, Setor das IFES - balanço das atividades recentes e próximos passos.
Companheiros(a)s,
Desde a posse do novo governo, o ANDES-SN, juntamente com outras entidades representativas dos servidores e servidoras públicas federais, organizados no Fonasefe, Fonacate e Centrais Sindicais, apresentou pauta de reivindicações e vem construindo ações articuladas de mobilização em torno dessa agenda de lutas. Como é do conhecimento de todos(as), a assinatura do termo de acordo nº 1, em março de 2023, formalizando o reajuste emergencial de 9% sobre a remuneração da categoria e a elevação do valor dos auxílios dos(as) servidores(as) do Poder Executivo, foi uma conquista que decorreu deste processo de lutas.
Desde julho de 2023, com a instalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), oficializada pela portaria SGPRT/MGI nº 3.364, foram realizadas quatro reuniões da Mesa Central de Negociação (nos dias 11 e 25 de julho e nos dias 10 e 29 de agosto). Essa Mesa trata de assuntos de natureza econômica e da revogação de Emendas Constitucionais, Leis, Decretos e outros atos e normas de natureza contrarreformistas, que retiram direitos da classe trabalhadora, atingindo fortemente os(as) servidores(as) públicos. Além disso, foram instaladas algumas Mesas Específicas e Temporárias, que tratam de Carreiras e outros assuntos com impacto orçamentário. No dia 4 de setembro, foi instalada a Mesa Específica e Temporária que trata da Carreira de Docentes da Carreira de EBTT e Magistério Superior, após pressão do ANDES-SN, como reconhecido pelo próprio governo em sua abertura. Até o momento, ocorreram duas reuniões desta Mesa (nos dias 4 de setembro e 3 de outubro), uma de instalação e outra em que as propostas de carreira foram apresentadas pelas entidades da área de Educação.
E, as Mesas Setoriais que tratam de pautas específicas de cada setor/entidade do serviço público, apesar de reiteradas solicitações ainda não foram instaladas, até o momento. O ANDES-SN solicitou oficialmente a abertura de negociação com o MEC, nesta Mesa, desde o dia 2 de janeiro por meio da carta nº 01/2003 e reiterou o pedido em 28 de agosto por meio da carta 340/2023. Esta solicitação foi sistematicamente reiterada em todas as reuniões, nas quais o Andes -SN esteve presente.
Ao longo desses meses, as lutas e as pressões não cessaram. Para organizá-las, a partir do ANDES- SN, foram realizadas, em Brasília, três reuniões do setor das IFES (nos dias 19 e 20 e 27 de agosto e no dia 1 de outubro), precedidas de assembleias de base. Foram organizadas e realizadas três jornadas de lutas coordenadas pelo Fonasefe, Fonacate e Centrais Sindicais (entre 28 a 31 de agosto, 2 a 7 de outubro, e entre 07 e 08 de novembro), com destacada participação do ANDES-SN. Estas jornadas foram centralizadas em Brasília e descentralizadas nas bases, por todo o Brasil, colocando no mapa e na mídia as pautas reivindicatórias dos SPF, e da nossa categoria, em particular.
Porém, os retornos por parte do governo foram insatisfatórios. Até o presente, as respostas do governo resumiram-se, ao que segue:
Estas medidas são absolutamente insatisfatórias. Apenas as referentes à consignação da contribuição sindical em folha, à suspensão da centralização das concessões de aposentadorias e pensões no INSS e, ao pedido de retirada de impedimento para equiparação de benefícios no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias apontam na direção do que foi reivindicado pelas entidades. Isso revela que as negociações precisam avançar de fato. Por isso, as mobilizações dos SPF precisam prosseguir e serem fortalecidas.
Nos últimos dias 7 e 8 de novembro de 2023, os SPF estiveram, mais uma vez, em luta em diversas cidades do Brasil, e na capital federal, demandando respostas do governo às reivindicações. Afinal, estamos há mais de quatro meses sem respostas acerca da nossa urgente e necessária recomposição salarial, considerando as perdas salariais que chegam a quase 40%, e há grande morosidade no debate sobre Carreira, sem qualquer resposta acerca da abertura da mesa setorial da Educação.
No dia 7 de novembro, ocorreu uma Plenária Nacional dos SPF, de forma híbrida: presencial na sede do ANDES-SN e transmitida pelas redes do Sindicato e do Fonasefe. Dessa plenária, participaram mais de 40 representantes de diversas entidades do serviço público federal, que reiteraram a necessidade de aprofundar a mobilização em torno da Campanha Salarial 2024 e das pautas específicas. A plenária foi um importante instrumento de agitação para a construção dos atos e das atividades de mobilização, realizadas em todo o país. Paralisações, atos públicos, cafés com a base, panfletagens, dentre outras ações, ocorreram em vários campi das IFES em muitos estados. Ainda que com participação inferior ao necessário no momento, tais mobilizações mostram a disposição da categoria de manter-se em movimento em defesa das pautas construídas pelo Sindicato Nacional e em conjunto com as demais entidades que compõem o Fonasefe.
A jornada de lutas reafirmou, também, a necessidade de mantermos uma agenda constante de lutas, especialmente durante as reuniões da MNNP, como a que ocorrerá no dia 16 de novembro de 2023. Com o agendamento, por parte do governo, desta reunião, o conjunto dos SPF entende que é fundamental que essa data seja mais um grande dia de luta para exigir respostas do governo Lula às nossas demandas. Foi esta a orientação da reunião do Fonasefe realizada no dia 10 de novembro, endossada pelo ANDES-SN. Nesse sentido, conclamamos toda a categoria a construir, nos seus locais de trabalho, um dia de luta em defesa dos serviços públicos, por salário, carreira, pela revogação das medidas que atacam os SPF e contra a contrarreforma administrativa, que retorna à cena política como mais um instrumento de barganha da burguesia brasileira para arrancar mais direitos tão duramente conquistados pela classe trabalhadora.
Será enviada circular complementar em que constam informações detalhadas sobre o dia 16 de novembro, para que as seções sindicais informem sobre as atividades que serão realizadas em suas bases e outras formas de participação nas atividades deste dia.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações universitárias e sindicais.
Prof.ª Annie Schmaltz Hsiou
3ª Secretária