NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM APOIO E SOLIDARIEDADE À(O)S DOCENTES DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM APOIO E SOLIDARIEDADE À(O)S DOCENTES DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA

Publicado em 25 de Novembro de 2021 às 10h46

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM APOIO E SOLIDARIEDADE À(O)S DOCENTES DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA

 

 

A Diretoria Nacional do ANDES-SN vem manifestar todo o seu apoio e solidariedade à(o)s docentes da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, o(a)s quais têm sofrido ataques de grupos que desejam, a qualquer custo, o retorno das atividades presenciais naquela unidade acadêmica. Pichação em frente à Escola com a frase “Cadê a aula daqui?”, postagens nas redes sociais se referindo à(o)s professores e professoras como “chefes de gangue” e “que não querem trabalhar”, com acusações e ameaças (inclusive nas páginas pessoais de professore(a)s e grupos de whatsapp), são apenas algumas das situações fora do espaço físico da Escola, além das manifestações verbais em reuniões de Conselho.

O fato é que nossa categoria não deixou, e nem tem deixado de trabalhar durante a Pandemia da Covid-19. Ao contrário, fomos convocado(a)s compulsoriamente a desenvolver nossas atividades escolares dentro das nossas casas, adquirir equipamentos, dados de internet, dar conta de um espaço adequado para o desenvolvimento do chamado “Ensino Remoto” dentro do espaço doméstico, atravessado por demandas familiares, perdas e adoecimentos.

Nossas Escolas e Colégios de Aplicação, assim como nas Universidades, desenvolvem, além do ensino, atividades de pesquisa e extensão, as quais precisam ser reorganizadas e replanejadas para não deixarem de acontecer, e diga-se, muitas vezes sem qualquer suporte institucional.

Além disso, a ausência de planejamento e de recursos necessários à garantia de um retorno presencial nas escolas públicas encontra-se inserida em um contexto de cortes de recursos, atraso nas medidas de controle da pandemia, restrições de acesso e ataques à ciência.

Não podemos aceitar que o negacionismo, que ceifou mais de 600 mil vidas e deixou pelo menos 130 mil órfãos no Brasil, assim como a culpa pelas vidas interrompidas sejam imputados à(o)s docentes.

 

Todo apoio à(o)s docentes da EAUFPA! Pelo retorno presencial com condições garantidas!

Em defesa da Educação e das Instituições públicas educacionais do Brasil!

Viva à Ciência!

Fora Bolsonaro e Mourão!

 

 

Brasília(DF), 25 de novembro de 2021

 

 

Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences