NOTA DA  DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM REPÚDIO À APROVAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL E HÍBRIDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS

NOTA DA  DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM REPÚDIO À APROVAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL E HÍBRIDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS

Atualizado em 23 de Março de 2021 às 14h38

NOTA DA  DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM REPÚDIO À APROVAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL E HÍBRIDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS

 

No último dia 04 de março de 2021, diante do pior quadro de saúde pública da história do Brasil e do mundo, o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no estado de Mato Grosso-MT, aprovou a permissão para a retomada de atividades presenciais de ensino, deixando facultada aos Colegiados dos Cursos, com anuência dos Institutos e Faculdades, a decisão sobre o retorno ou não dessas atividades.

Tal permissão acontece na semana em que o Brasil vê seu sistema de saúde colapsar, com milhares de mortes e ausência de vagas nas UTI`s e UPA`s para atendimento médico, provocando filas de espera para transferência de pacientes. A despeito disso, assistimos ao descaso completo e criminoso do Governo Federal, que entrou com ação no STF para impedir que governos estaduais e municipais decretem medidas de isolamento social mínimas. Neste cenário de um desastre sanitário, reafirmamos a necessidade da decretação de um lockdown rígido. Em vez disso, o governo Bolsonaro ignora a urgência da imunização geral da população contribuindo para a disseminação de mitos e mentiras sobre as vacinas –, e investe na disseminação do vírus e na morte diária de mais de 3 mil brasileiros e brasileiras, a esmagadora maioria de trabalhadores e trabalhadoras, muitos destes da saúde e da educação.

A ADUFMAT-ROO, em consulta aos 19 Colegiados de Curso da UFR, constatou que a maioria deles (16 cursos) é contrária à retomada das aulas, seja pelo ensino presencial tradicional ou pelo chamado regime híbrido, defendendo exclusivamente o ensino remoto emergencial diante da excepcionalidade do momento. Apenas três cursos defenderam o ensino híbrido e nenhum defendeu o ensino presencial[1]. Ainda assim, em 04 de março de 2021, foi publicada a Resolução CONSUNI/UFR nº 26[2] prevendo a possibilidade das atividades ocorrerem em formato presencial, híbrido e remoto. Mesmo que facultada ao Colegiado de Curso a decisão por optar ou não pelo ensino presencial, alerta-se que esta resolução do CONSUNI da UFR não só reforça o clima de negacionismo científico irradiado pelo Governo Federal, como também é contrário à vontade da própria comunidade.

Desse modo, entende-se que a Resolução CONSUNI/UFR nº 26 coloca em risco o exercício de práticas docentes e discentes que podem expor à morte por Covid-19 os corpos daquelas e daqueles que compõem a comunidade acadêmica da UFR.

O ANDES-SN repudia tal medida, reafirmando a defesa de um lockdown nacional, acompanhado por auxílio emergencial condizente com as necessidades materiais do(a)s trabalhadores e trabalhadoras e expressa toda solidariedade à comunidade da UFR. Estamos em luta pelo direito à vida e a vacinação gratuita, pública pelo SUS para todas e todos.

Em defesa da vida de docentes, discentes, técnico(a)s e trabalhadore(a)s terceirizado(a)s da UFR, reafirmamos: retorno de atividades presenciais, apenas com vacina para todos(as)!

 

Vacina para todas e todos, já!

Lockdown nacional mediante renda digna para a classe trabalhadora!

Fora Bolsonaro e Mourão!

 

 

Brasília(DF), 22 de março de 2021

 

 

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional  

 

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences