NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM REPÚDIO ÀS AÇÕES DO INTERVENTOR DA UFRGS

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM REPÚDIO ÀS AÇÕES DO INTERVENTOR DA UFRGS

Publicado em 08 de Junho de 2021 às 17h39

 

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM REPÚDIO ÀS AÇÕES DO INTERVENTOR DA UFRGS

 

 

A Diretoria Nacional do ANDES-SN manifesta seu total repudio às  ações do interventor de Bolsonaro  na UFRGS, Carlos Bulhões, que se aproveitando do cargo de reitor, tomou a decisão de expulsar 195 estudantes cotistas da universidade no dia 07 de junho de 2021.

A medida representa a lógica de destruição da educação que o governo Bolsonaro tem realizado. O ANDES-SN tem organizado diversas ações contra esses ataques.  Nessa semana estamos participando de um seminário com outras entidades da educação para fazer a denúncia dessas situações e buscar uma ampla articulação para garantir a efetiva decisão das comunidades universitárias nas escolhas de seus/suas dirigentes.

O caso que aqui repudiamos é exemplar da política de Bolsonaro para as Universidades, Institutos Federais e CEFETs: o(a)s reitore(a)s imposto(a)s pelo governo federal aplicam a lógica bolsonarista de privatização, perseguição à(o)s trabalhadore(a)s e estudantes, e tentativa de reversão das conquistas acumuladas até então, como são as cotas.

A medida de Carlos Bulhões é autoritária tentando eliminar do cotidiano da universidade exatamente aqueles sujeitos que representam o lado oposto a lógica bolsonarista. São o(a)s estudantes pobres, vindo(a)s de escola públicas, negros e negras, indigenas, filhos e filhas da classe trabalhadora que expressam a necessidade de avançarmos ainda mais nas políticas de cotas. Bolsonaro e seus/suas interventore(a)s querem destruir qualquer traço popular do ambiente da universidade. Desejam uma universidade sem povo e moldada na lógica do lucro. Não querem um ambiente de estudo, pesquisa, ações de extensão e ciência emancipadores.

Nesse sentido, manifestamos nosso apoio as diversas iniciativas que já se intensificam na comunidade acadêmica da UFRGS. Conclamos para que por todas as Universidades, Institutos Federais e CEFETs possam se somar as mobilizações em defesa de uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada. Isso significa defender as condições concretas para que a classe trabalhadora entre e permaneça nesses espaços educativos, e nesse sentido, as cotas cumpram um papel fundamental.

Por condições concretas de estudo e trabalho nas Universidades, Institutos Federais e CEFETs!

Fora Bulhões!

Fora interventores! Reitor eleito é Reitor Empossado!

Fora Bolsonaro-Mourão!

 

 

Brasília(DF), 8 de junho de 2021.

 

 

 

Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional

 

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences