NOTA DA DIRETORIA NACIONAL  DO ANDES EM REPÚDIO À CHACINA DO JACAREZINHO

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL  DO ANDES EM REPÚDIO À CHACINA DO JACAREZINHO

Publicado em 07 de Maio de 2021 às 10h54

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL  DO ANDES EM REPÚDIO À CHACINA DO JACAREZINHO

 

Inaceitável, injustificável a execução de 25 pessoas na maior chacina que o Rio de Janeiro já presenciou. Devemos nos perguntar quantos direitos Constitucionais  foram violados ontem pela chamada Operação Exceptis, uma chacina ordenada pelo governador Cláudio Castro (PSC-RJ).

O dia 06/05/21 ficará marcado como mais uma ação do genocídio em curso como política do estado brasileiro. Uma ação organizada para matar sumariamente moradoras e moradores da favela do Jacarezinho no Rio de Janeiro e que escancara as relações nefastas entre a milícia, governo e polícia por meio de um aparato Estatal sofisticado que se soma a ideologia burguesa que criminaliza corpos negros, pauperizados e legitima esse massacre. Essa não é a primeira chacina operada pelo governador e parece ter sido um show particular para o presidente da república, que ele recebeu na sede do governo do Estado no dia 05/05/2021.

Foram tiros de fuzis, invasão às moradias, helicópteros e caveirões, uma guerra contra a população, em meio a uma pandemia, por mais que o governo continue tratando-a como gripezinha. Além disso, a ação desrespeita a ADPF que suspendeu as ações em favelas durante a pandemia, como determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Operação desastrosa? Não, muito pior: assassinato calculado para desafiar as instituições republicanas, para demonstrar a disposição em promover uma guerra civil contra o Estado Democrático. E fazem isso matando vidas negras e pobres! É preciso reação imediata e contundente da sociedade, não podemos aceitar a impunidade como normalização do genocídio. Apuração e responsabilização já!!! 

Nossa solidariedade  à(o)s moradora(e)s do Jacarezinho especialmente às famílias que perderam seus entes.

Fora Bolsonaro e Mourão!

Brasília(DF), 7 de maio de 2021

 

Diretoria  do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences