Encaminhamos a planilha contendo o número máximo de delegado(a)s ao 41º CONGRESSO do ANDES-SN que cabe a cada seção sindical. Reforçamos que qualquer diferença no número de sindicalizado(a)s deverá ser comunicada imediatamente à tesouraria e à secretaria do ANDES-SN por e-mail. Chamamos a atenção das seções sindicais para o que se segue:
- a(o) Delegada(o) de Diretoria poderá ser indicada(o) por meio de carta da seção sindical, ou constar da ata da Assembleia Geral (devidamente identificado(a) como tal) que elege o(a)s Delegado(a)s de Base;
- a(o)s Delegada(o)s de Base, de acordo com o Art. 17 do Estatuto do ANDES-SN, devem ser escolhido(a)s na seguinte proporção cumulativa:
- até 500 sindicalizado(a)s |
- 1 delegado(a) por conjunto de 100 ou fração; |
- de 501 a 1.000 sindicalizado(a)s |
- 1 delegado(a) por conjunto de 250 ou fração; |
- a partir 1.001 sindicalizado(a)s |
- 1 delegado(a) por conjunto de 500 ou fração. |
Lembramos que é condição para o envio de delegado(a)s estar adimplente com a Tesouraria Nacional.
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria Nacional do ANDES-SN em defesa da Carreira e das professoras e professores da UFRJ.
A Comissão Organizadora Local do II Seminário Internacional Educação Superior na América Latina e Caribe e Organização do(a)s Trabalhadore(a)s; I Seminário Multicampia e Fronteira; e I Festival de Arte e Cultura: Sem fronteiras, a arte respira lucha (arte respira luta. Luta respira arte) orienta à(o)s participantes: - que todo(a)s o(a)sparticipantes ingressem no grupo de WhatsApp específico do evento onde serão dadas informações de todas as atividades, bem como indicações gerais sobre a realidade da fronteira. - para cruzar a fronteira com a Argentina, na cidade de Puerto Iguazu, é necessário trazer documento de identidade emitido, no máximo, há 10 anos ou Carteira Nacional de Habilitação válida ou ainda o passaporte válido; - a passagem para o Paraguai em geral é livre, sem parada na aduana, e pode ser feita a pé pela Ponte da Amizade. Mesmo assim, é fundamental ter a documentação. Em caso de realizar a entrada no país registrando o documento, é necessário realizar a saída.
Circular nº 420/2022
Brasília (DF), 1º de dezembro de 2022
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s Diretore(a)s do ANDES-SN
Companheiro(a)s,
Encaminhamos o relatório da reunião do Pleno do Grupo de Trabalho Política de Classe, Questões Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES-SN, realizada nos dias 12 e 13 de setembro de 2022, na Sede da ADUFERPE – Recife(PE).
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Profª. Maria Regina de Avila Moreira
Secretária-Geral
Circular nº 419/2022
Brasília (DF), 1º de dezembro de 2022
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN
Prezado(a)s,
Cumprindo a deliberação do 38º CONGRESSO do ANDES-SN:
Fomentar em seus encontros (CONGRESSOS, CONAD, etc.) mostras artísticas e culturais da base do ANDES-SN na programação oficial. Mostra de artes visuais durante o período do evento, com um dia de exposição especial. E, ainda, que seja inserido um momento cultural.
A Diretoria do Sindicato Nacional, por meio do Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte (GTCA), convida as seções sindicais, a partir de seus(suas) sindicalizado(a)s, a ocuparem cultural e artisticamente o 41º CONGRESSO, com apresentações musicais acústicas, estilo “voz e violão”, declamação de poemas, interpretações cênicas, performance corporal, dança, entre outros. O importante é cada um(a) expressar sua arte. A mostra deve ser ao vivo, e a temática da manifestação deve dialogar com as nossas lutas cotidianas.
O momento para as apresentações do(a)s professore(a)s será comunicado posteriormente, quando será disponibilizada estrutura de espaço/palco e microfones para as apresentações . Para uma melhor organização da estrutura, pedimos que enviem suas propostas de intervenção artística e cultural até o dia 13 de janeiro de 2023 (sexta-feira) para a Secretaria Nacional (secretaria@andes.org.br). Ressaltamos que não haverá processo seletivo e que a Coordenação do GTCA juntamente com a Comissão Organizadora do 41º CONGRESSO atuará no sentido de contemplar todas as demandas apresentadas, na medida do possível.
Participe e ajude a construir um belo momento cultural no ambiente das nossas elaborações e preparação das lutas.
Sendo o que tínhamos para o momento, enviamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof.ª Maria Regina de Ávila Moreira
Secretária-Geral
Circular nº 415/2022
Brasília (DF), 1º de dezembro de 2022
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN
Companheiro(a)s,
A Diretoria Nacional do ANDES-SN comunica que o Estatuto do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior foi alterado, ad referendum das instâncias competentes, por determinação judicial exarada nos autos do Processo nº ATOrd-0000480-79.2011.5.10.0004, em trâmite na 4ª Vara do Trabalho de Brasília, que estabeleceu a redação que segue para o Artigo 2º:
“Art. 2º. O ANDES-SINDICATO NACIONAL tem sua sede jurídica e administrativa em Brasília e sua jurisdição em todo o território nacional, exceto no Estado de Santa Catarina.”
A presente alteração será submetida ao 41º CONGRESSO do ANDES-SN, nos termos do Art. 15, inciso V do referido Estatuto, que segue em anexo em sua versão atualizada, também disponível no sítio eletrônico do Sindicato Nacional.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Profª. Maria Regina de Avila Moreira
Secretária-Geral