Em complementação à Circular nº 398/2022, que apresentou as orientações políticas e iniciativas do Sindicato Nacional frente às ameaças e ações fascistas por parte de apoiadore(a)s de Bolsonaro inconformado(a)s com o resultado das eleições do dia 30 de outubro, que culminou na vitória de Lula como presidente, temos de atualizar uma delas, a partir da definição das reuniões das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, além da campanha Fora Bolsonaro. Na Circular citada acima, havíamos indicado: “Organizar e participar nos estados do Ato Nacional em Defesa da democracia, no dia 11 de novembro.”. Contudo, por definição das articulações de Frente Única relacionadas acima, não haverá mais essa ação nacional de lutas no dia 11/11 e, por hora, não há indicativo de nova data. Apesar disso, reforçamos as orientações dadas anteriormente, a saber: 1) Que as seções sindicais apresentem nos espaços de articulação de lutas nos estados e municípios a necessidade de mobilizar e efetivar atos em defesa da democracia; 2) Organizar comitês em defesa da democracia, onde não houver; 3) Somar-se ao “Ato em defesa da democracia e pela luta antirracista no Brasil: Com Racismo, não há democracia”, que será realizado no dia 12 de novembro, às 17h30, na Praça Chico Mendes, na UnB. (conforme card de divulgação); 4) Que as seções sindicais realizem ações de mídia como outdoors, faixaços, entre outros, em defesa da democracia. Por fim, ressaltamos que as nossas ações compõem o Novembro Negro e que a comunicação do ANDES-SN preparou materiais que seguem disponíveis no link: https://drive.google.com/drive/folders/1U1gF7rqRe6SGKSLG5zw7fd2l2wdN0g-8?usp=share_link
Diante das ameaças e ações fascistas por parte de apoiadore(a)s de Bolsonaro inconformado(a)s com o resultado das eleições do dia 30 de outubro, que culminou na vitória de Lula como presidente, orientamos as seções sindicais a se engajarem em movimentos de luta em defesa da democracia e pelo reconhecimento do resultado legítimo das urnas. Por meio desta, apresentamos propostas de lutas, bem como calendário aprovado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, reiterado, também, pelo Fonasefe, e, ainda, informamos sobre ato do ANDES-SN a ser realizado durante o 14º CONAD Extraordinário , em Brasília (DF). Ressaltamos que estamos no Novembro Negro e que este mês exige nosso esforço em construir e reforçar toda agenda de luta antirracista no país. Seguem orientações: 1) Que as seções sindicais apresentem nos espaços de articulação de lutas nos estados e municípios a necessidade de mobilizar e efetivar atos em defesa da democracia. 2) Organizar e participar nos estados do Ato Nacional em Defesa da democracia, no dia 11 de novembro. 3) Organizar comitês em defesa da democracia, onde não houver. 4) Somar-se ao “Ato em defesa da democracia e pela luta antirracista no Brasil: Com Racismo, não há democracia”, que será realizado no dia 12 de novembro, às 17h30, na Praça Chico Mendes, na UnB. (conforme card de divulgação). 5) Que as seções sindicais realizem ações de mídia como outdoors, faixaços, entre outros, em defesa da democracia. A comunicação do ANDES-SN preparou novos materiais disponíveis no link: https://drive.google.com/drive/folders/1U1gF7rqRe6SGKSLG5zw7fd2l2wdN0g-8?usp=share_link
Em complemento a Circular nº 351/2022 que convoca o II Seminário Internacional Educação Superior na América Latina e Caribe e Organização do(a)s Trabalhadore(a)s, e o I Seminário Multicampia e Fronteira, o I Festival de Arte e Cultura: sem fronteiras, a arte respira lucha, a ser realizados entre os dias 06 e 09 de dezembro, encaminhamos em anexo as indicações de hotéis para hospedagem, ressaltamos que a diretoria do ANDES-SN ficará hospedada no NADAI CONFORTE HOTEL.
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria Nacional do ANDES-SN em repúdio às ações antidemocráticas coordenadas pelo interventor de Bolsonaro na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria Nacional do ANDES-SN sobre o resultado das eleições no segundo turno.
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria do ANDES-SN em solidariedade à professora Sarug Dagir, vítima de transfobia na UFT.