Estátua em homenagem a Marielle Franco é inaugurada no Rio de Janeiro

Publicado em 02 de Agosto de 2022 às 16h35

Na mesma data em que Marielle Franco completaria 43 anos de idade, no dia 27 de julho (última quarta-feira), uma estátua em sua homenagem foi inaugurada na Praça Mário Lago, conhecido como Buraco do Lume, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O local é onde a parlamentar, assassinada em 2018, costumava prestar contas, semanalmente, da atuação de seu mandato de vereadora.

De tamanho real, a estátua foi esculpida pelo artista plástico Edgard Duvivier e custeada através de uma campanha de financiamento coletivo organizada pelo Instituto Marielle Franco. O evento atraiu familiares, amigas, amigos, admiradoras e admiradores de Marielle, que celebraram a sua vida e memória e, ainda, cobraram justiça para o crime que ceifou a vida da ex-vereadora e do motorista Anderson Gomes, executados a tiros no dia 14 de março de 2018. 

Dois acusados de serem os autores dos assassinatos, os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, estão em uma Penitenciária Federal de Segurança Máxima, no Mato Grosso do Sul, e vão a júri popular em data que ainda será definida. As investigações sobre os assassinatos ainda não foram concluídas e a sociedade cobra das autoridades a identificação dos mandantes do crime. Mais de quatro anos após a execução, a frase que ganhou o país e chegou inclusive ao exterior, continua sem resposta: Quem mandou matar Marielle?

Para Anielle Franco, irmã de Marielle, a imagem é "um símbolo de resistência e de amor” e um convite para debater a importância da memória, “discussão tão cara para o povo negro, em especial para as mulheres negras”. “Hoje é um dia de memória, dia de resinificar a nossa dor, a nossa luta. Tem sido quase 5 anos incansáveis pedindo por justiça, lembrando que a gente segue sem saber quem mandou matar a Mari. Ter essa estátua ressignificando esse lugar, onde ela esteve e discursou tantas vezes e onde muitas pessoas que votaram nela conheceram ela aqui, é muito especial. Para mim hoje, além da emoção do aniversário dela, é a importância de saber que a minha irmã está aqui, mais um pedacinho com a gente", disse.

"A memória é a semente para novos futuros" foi o tema da aula pública ministrada, durante o evento, pela professora Thula Pires e pela escritora Eliana Alves Cruz, com fala de abertura realizada pela ativista e militante do movimento negro, Fatou Ndiaye, de 17 anos.

“Quando a gente fala de memória, a gente fala de história, mas também fala das vivências das nossas tias, nossas mães, nossas mais velhas. O que a gente tem a aprender com as vivências das que vieram antes da gente e como elas podem nos ajudar a construir um futuro no qual a gente olhe para o nosso presente e diga: estamos fazendo história! Marielle fez história. Isso aqui que a gente está fazendo é história. Nos reunirmos nessa praça para lembrar a luta e a memória de uma das mulheres mais fenomenais que a política brasileira  teve o prazer de ter como parlamentar. Olhar para o trabalho que ela vinha desenvolvendo e pensar como dar continuidade para ele. Eu vejo a educação como chave pra isso. A gente não pode falar de resgate de memória sem falar de educação”, disse a jovem estudante.

Ao agradecer a participação de todas e todos os presentes, Anielle Franco também ressaltou a conjuntura difícil e a importância do autocuidado. “Nesse ano difícil, ano de muito ódio espalhado por aí - que a gente possa se cuidar, cuidar umas das outras. A pauta do autocuidado é uma pauta tão cara para gente e vou seguir sempre falando que nesta conjuntura em que o Brasil volta para o Mapa da Fome e onde as pessoas normalizam um homem negro morrer asfixiado num camburão a gente precisa se unir, estar junto e se cuidar. Cuidem dos seus, das suas, e de vocês sempre!”, alertou.

O encerramento ficou por conta do Slam Justiça por Marielle, com batalhas rap e poesia.

Fonte: Aduff SSind.,com edição e acréscimo de informações do ANDES-SN. Fotos: Luiz Fernando Nabuco / Aduff SSind.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences