CIRCULARES
17 de Agosto de 2022

Circular nº 309/2022 - Complementa à Circular nº 260/2022, que convocou o XVIII Encontro do Setor das IEES-IMES do ANDES-SN

Em complementação à Circular nº 260/2022, que convocou o XVIII Encontro do Setor das IEES-IMES do ANDES-SN, informamos que devido ao número de seções sindicais que confirmaram a presença, tendo em vista a realização do Painel das Seções Sindicais no dia 19/08/2022, das 19h:30 às 21h:30, o tempo de exposição será de 5 minutos para cada seção sindical, e não 10 minutos como previsto anteriormente, dessa forma, vamos garantir o cumprimento dos horários previstos na programação. Indicamos ainda, que as seções sindicais abordem a temática do financiamento da IES - Instituição de Ensino Superior, das condições de trabalho (salário e carreira) e adoecimento docente durante a pandemia. Reiteramos que o painel é um momento de troca de informações, e que o debate sobre os temas do encontro ocorrerão nas mesas de debate e as propostas de encaminhamentos para o plano de luta do setor das IEES-IMES serão debatidos nos grupos de trabalho, e apresentados na Plenária Final. As seções sindicais que desejarem registrar seus relatos no Painel devem enviar por e-mail em arquivo formato doc à secretaria@andes.org.br para que sejam incluídos no relatório final do XVIII Encontro do Setor das IEES-IMES.

17 de Agosto de 2022

Circular nº 308/2022 - Informa NOVO LOCAL para a reunião do Pleno do Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical - GTPFS do ANDES-SN, a ocorrer no dia 20 de agosto de 2022 (sábado)

Em complementação à Circular nº 279/2022, informamos alteração no local da reunião do Pleno do Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical - GTPFS do ANDES-SN, a ocorrer no dia 20 de agosto de 2022 (sábado), que passou a ser: condomínio Edifício Serra Dourada - SCS Quadra 2 Bloco C, sala, 312 - Lote 22 - Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400. Por fim, informamos que está mantido o horário informado: 09h às 16h (horário de Brasília-DF).

17 de Agosto de 2022

Circular nº 307/2022 - Convoca reunião do Pleno do Grupo de Trabalho Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA), a ocorrer no dia 28 de setembro, em Brasília (DF).

Convocamos reunião do Pleno do Grupo de Trabalho Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA), a ocorrer no dia 28 de setembro, em Brasília (DF), conforme segue: Data: 28/09/2022. Horário: 9h-12h/14h-18h. Local: Sede do ANDES-SN - Setor Comercial Sul, Quadra 2, Edifício Cedro II, 5 º andar, Bloco "C" - Brasília (DF). Pauta: 9h-12h - Painel de conjuntura com convidado(a)s. 14h - Pleno do GTPAUA: a) Organização do InformAndes, discutindo a relação das catástrofes socioambientais e injustiças sociais delas decorrentes; b) Discussão sobre o Plano Nacional de Mineração 2030 e 2050 e o Plano Nacional de Energia 2050, com vistas a acumular para a reunião conjunta com o GTC&T; c) Discussão sobre categorias e concepções que despontaram nos últimos cadernos de textos de Congressos e CONADs (Bem viver, ecossocialismo, "povos do campo, águas e florestas", etc.); d) Outros pontos. Cada Seção Sindical poderá indicar até dois (duas) representantes para participar da reunião,  até às 12h, do dia 19 de setembro de 2022 (segunda-feira), preenchendo o formulário acessível no linkhttps://forms.gle/VYCiiRFm2dJPYere6 . Os informes das seções sindicais, para constarem do relatório final da reunião, devem ser encaminhados, até 18h, do dia 26 de setembro, para o formulário acessível no link que segue: https://forms.gle/9o1vxpAdzdWiJWKT8 .

16 de Agosto de 2022

Circular nº 306/2022 - Encaminha informações sobre o local onde será realizado o 14º CONAD Extraordinário do ANDES-SN e também as opções de hospedagem em Brasília(DF).

Circular nº 306/2022

 

Brasília (DF), 16 de agosto de 2022

 

 

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN

 

 

 

           Companheira(o)s,

 

           Encaminhamos informações sobre o local onde será realizado o 14º CONAD Extraordinário do ANDES-SN e também as opções de hospedagem.

            Ressaltamos que as opções listadas com e-mail de contato da Agência Falcão Viagens (falcao@falcaoviagens.com.br; (61) 33470011 / (61) 999631891) possuem tarifa pré-negociada para o evento bem como opções de parcelamento para as seções sindicais.

           Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

Profª. Maria Regina de Avila Moreira

Secretária-Geral

16 de Agosto de 2022

Circular nº 305/2022 - Abre processo de submissão de artigos para a Revista Universidade e Sociedade nº 71

Circular nº 305/2022                                                

Brasília (DF), 16 de agosto de 2022.

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN e GTs

 

Companheiro(a)s,

 

A Revista Universidade e Sociedade - US é uma publicação semestral, editada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN, cujo intuito é fomentar as pesquisas e debates relacionados tanto às experiências no campo da pesquisa acadêmica como oriundos das experiências sindicais e sociais acerca de temas de relevância para as lutas empreendidas pelo(a)s docentes em busca de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, em âmbito nacional.

A diretoria do ANDES-SN, deliberou que o tema central do número 71 da revista US será "As contrarreformas no Brasil: a educação pública na resistência aos ataques neoliberais".

Além da temática central, também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira tais como:  estrutura das universidades, sistemas de ensino e aprendizagem, relação entre universidade e sociedade, condições de trabalho, questões de cultura, gênero, raça, classe, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, além de resenhas críticas de livros.

Os artigos enviados deverão obedecer à normatização abaixo e ser submetidos até o dia 24 de outubro de 2022. Esclarecemos que os artigos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico: andessp@andes.org.br.

Esta edição US71, também, contemplará uma reportagem fotográfica, intitulada: “Derrotar Bolsonaro, nas ruas e nas urnas”, com prazo para depósito até o dia 20 de setembro de 2022.

Solicitamos o empenho do(a)s jornalistas das seções sindicais e todo(a)s o(a)s que puderem contribuir para que possam enviar fotos constantes do acervo das seções sindicais sobre essa temática.

Importante ressaltar alguns requisitos básicos para formatação:

• no máximo cinco fotos por seção sindical, com uma resolução mínima de 300

   DPI e numeradas de 1 a 5;

• o nome do(a) autor(a) de cada foto;

• a seção sindical a qual pertence (se for o caso);

• a legenda da(s) foto(s) (pequeno texto salvo em formato Word, com numeração

   de 1 a 5, descrevendo o contexto, o local e a data em que ocorreu o registro).

O depósito das fotos numeradas de 1 a 5, juntamente com o texto da legenda, deverá ser feito no link:

https://drive.google.com/drive/folders/1nvs2Sh3Ej12d4WQjGedyM0mITEuH148y?usp=sharing

Nesse link, cada seção sindical ou GT deverá abrir uma pasta com o seu nome e depositar as fotos numeradas e o arquivo com a legenda, até o dia 20 de setembro de 2022.

Ressaltamos que é tarefa das seções sindicais dar ciência desse convite a todo(a)s o(a)s sindicalizado(a)s o mais breve possível. Sugerimos que, dentro das possibilidades, seja dada a mais ampla divulgação e que a circular seja distribuída pela rede de e-mails do(a)s sindicalizado(a)s, além de postada no sítio e nos informativos das seções sindicais.

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

Profª. Francieli Rebelatto

2ª Secretária

15 de Agosto de 2022

Circular nº 303/2022 - Orienta sobre o credenciamento de jornalistas para atuarem na cobertura do 14º CONAD Extraordinário do ANDES-SN.

Circular nº 303/2022

Brasília (DF), 15 de agosto de 2022

 

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN

 

Companheiro(a)s,

          

 

           Solicitamos às seções sindicais que enviarão jornalistas para atuarem na cobertura do 14º CONAD Extraordinário do ANDES-SN, que ocorrerá em Brasília (DF), de 12 e 13 de novembro de 2022, que cadastrem seus(suas) profissionais de imprensa no momento do credenciamento da Seção Sindical conforme as orientações publicadas na Circular nº 302/2022.

                       Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

 

Profª. Maria Regina de Avila Moreira

Secretária-Geral

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS