CIRCULARES
26 de Maio de 2022

Circular nº 183/2022 - Encaminha nota da Diretoria do ANDES-SN contrária à cobrança de mensalidades nas universidades públicas - não à PEC 206/2019.

Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria do ANDES-SN contrária à cobrança de mensalidades nas universidades públicas – não à PEC 206/2019. 

26 de Maio de 2022

Circular nº 181/2022 - Informa e orienta sobre as iniciativas de mobilização e construção da greve do(a)s servidore(a)s público(a)s federais.

Após realização de reunião do Setor das IFES, no dia 20/05, que avaliou a rodada de assembleias para discutir a construção da greve do(a)s servidore(a)s público(a)s federais, o(a)s representantes das seções sindicais presentes deliberaram pela continuidade da mobilização, seguindo com o indicativo de greve sem data.

Entre os encaminhamentos, o Setor aprovou como indicativo às seções sindicais: 1.     Construção ou fortalecimento de Comitês (ou Comissões) locais de mobilização para a construção da greve nas universidades, institutos federais e CEFETs. 2.     Realização de uma nova Rodada de Assembleias, até dia 09 de junho, para: a.     Avaliação da mobilização nas universidades/institutos federais e CEFETs e do indicativo da greve sem data; b.     Apreciação da realização, ainda em junho, de um Ocupa Brasília, a ser construído de forma conjunta com as entidades da Educação (SINASEFE, FASUBRA, UNE, UBES, FENET, ANPG), que será apresentado como proposta para o FONASEFE. 3.     Ampliar a Comissão Nacional de Mobilização de 3 para até 6 integrantes, no sentido de fortalecer as ações de construção da greve. 4.     Fortalecer o dia 31 de maio, como dia Nacional de Luta do FONASEFE, em Brasília (DF). Além disso, a reunião do Setor das IFES propôs a construção de um calendário de mobilização com realização de debates nas universidades, tendo como eixos o Plano de Luta dos Setores das IFES aprovado no 40º Congresso, e ainda: a)     Transferência de aposentado(a)s para o INSS (Portaria SGP/SEDGG/ME n.º 8.374, de 09 de julho de 2021); b)    Pagamento de precatórios à(o)s docentes; c)     Nomeação de reitore(a)s eleito(a)s; d)    Manutenção da estrutura física das IFES e condições de trabalho; e)     Políticas de acesso e permanência do(a)s estudantes nas universidades, institutos federais e CEFETs.

 

24 de Maio de 2022

Circular nº 180/2022 - Convoca a CNM para o período de 30 de maio a 3 de junho de 2022 – Brasília (DF)

Circular nº 180/2022                                                             
Brasília (DF), 24 de maio de 2022

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN
Assunto: Convoca a CNM para o período de 30 de maio a 3 de junho de 2022 – Brasília (DF)

Companheiro(a)s,


Considerando as mobilizações construídas em unidade com as entidades que compõe o FONASEFE e o FONACATE em torno da Campanha Unificada de 2022 sobre a recomposição salarial de 19,99% e a revogação da Emenda Constitucional 95, que dão ensejo ao Dia Nacional de luta em 31 de maio de 2022, convocamos a Comissão Nacional de Mobilização (CNM) para o período de  30 de maio a 3 de junho de 2022. Como o assunto diz respeito ao conjunto do sindicato, esta convocação é para as seções sindicais do Setor das IFES. As condições de participação são as seguintes:
1. As seções sindicais indicarão docentes sindicalizado(a)s (informar nome completo, telefone com DDD e e-mail) para compor a CNM por meio de correspondência eletrônica dirigida à Secretaria do ANDES-SN (secretaria@andes.org.br), até às 18h (horário de Brasília) do dia 25 de maio de 2022;
2. A CNM terá 6 (seis) membros (1 por seção sindical) e, caso as indicações superem o número previsto, será composta obedecendo aos critérios aprovados no 32º CONGRESSO do ANDES-SN;
3. O deslocamento dos membros da CNM para Brasília deverá ocorrer prevendo a presença na sede do ANDES-SN na segunda-feira, 30 de maio, até às 15 horas e a saída, na sexta-feira, 3 de junho, depois das 12 horas;
4. As despesas de passagens, hospedagens e diárias dos membros da CNM serão cobertas pelo Fundo Único e seguirão os padrões aplicados à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN, combinados com os critérios aprovados no 32º CONGRESSO (Resolução em Anexo);
5. Os contatos para emissão de passagens e reservas de hospedagens deverão ser efetivados, única e exclusivamente, por e-mail para secretaria@andes.org.br.

Sem mais para o momento, aproveitamos a oportunidade para renovar nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.


Prof. Luiz Henrique dos Santos Blume
3º Secretário
 

24 de Maio de 2022

Circular nº 179/2022 - Divulga o Dia Nacional de luta em 31 de maio de 2022 e solicita a indicação de um(a) representante da SSIND para audiência na Câmara do(a)s Deputado(a)s

Circular nº 179/2022
Brasília (DF), 20 de maio de 2022 

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN


Companheiro(a)s,

Dando continuidade às mobilizações construídas em unidade com as entidades que compõe o FONASEFE e o FONACATE em torno da Campanha Unificada de 2022 sobre a recomposição salarial de 19,99%, a revogação da Emenda Constitucional 95 e a luta contra a PEC 32 ocorrerá um Dia Nacional de luta em 31 de maio de 2022.
Nesse sentido, convocamos todas as seções sindicais do ANDES-SN para participar das atividades que acontecerão em Brasília, com a seguinte programação:

9h - Concentração no espaço d(a)o servidor(a) 
11h – Marcha do(a)s servidor(a)es até o Ministério da Economia (Bloco P) e STF a partir de articulação do(a)s servidore(a)s da justiça
14h - Audiência no Auditório Nereu Ramos - Câmara d(a)o Deputado(a)s

A audiência na Câmara do(a)s Deputado(a)s está sendo articulada pelas entidades e minoria, nesse sentido, cada entidade deve indicar o nome de um(a) representante considerando que temos um limite de vagas. 
Solicitamos que as seções sindicais comuniquem até às 12h do dia 24 de maio de 2022 os nomes das pessoas indicadas pela seção sindical por meio do link https://forms.gle/ExPeniqkJsSQgdcx6
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.


Profª. Francieli Rebelatto
2ª Secretária
 

24 de Maio de 2022

Circular nº 178/2022 - Complementa a Circular nº 167/2022 e divulga a petição pública em defesa da CPI do RioPrevidência

Circular nº 178/2022
Brasília (DF), 20 de maio de 2022 


Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN


Companheiro(a)s,

Em complementação à Circular nº 167/2022, que encaminha nota da Diretoria do ANDES-SN em defesa da CPI Rioprevidência, da ALERJ, encaminhamos para conhecimento e ampla divulgação a petição pública em defesa da CPI do RioPrevidência, divulgada pelo Fórum Permanente do(a)s Servidore(a)s Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) que exige que seja votado em plenário o relatório original da CPI do RioPrevidência.
✏️ Assine a petição pública em defesa da CPI do RioPrevidência
>>> https://bit.ly/AbaixoAssinadoCPIRioPrevidencia <<<
⬇️ Se preferir, baixe o arquivo no site do FOSPERJ, imprima e colha assinaturas presencialmente da sua categoria! 
>>> https://bit.ly/ArquivoAbaixoAssinadoCPIRioPrevidencia <<<
#DestravaCPIRioPrevidência
#DestravaCPIRioPrevidência
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

Profª. Francieli Rebelatto
2ª Secretária
 

23 de Maio de 2022

Circular nº 177/2022 - Informa e divulga a Semana de lutas do setor das IEES-IMES - 23 a 27 de maio de 2022

 O Setor das Universidades Estaduais e Municipais - IEES-IMES do ANDES-SN vem, há pelo menos uma década, pautando todos os anos, no mês de maio, a Semana de Lutas do Setor. Isso deveu-se inicialmente aos processos de discussão da Lei Orçamentária Anual, que ocorrem geralmente neste mês. A experiência do movimento docente em acompanhar as discussões sobre o orçamento das universidades junto às assembleias legislativas e câmaras municipais resultou em uma forte articulação entre o movimento docente no país e demonstrou a necessidade desse movimento também pautar a disputa pelo Fundo Público para o financiamento das instituições de ensino superior.

Semana de lutas do setor das IEES-IMES - 23 a 27 de maio de 2022: 23/5, 18h: live de Lançamento da Campanha "Universidades Estaduais e Municipais, Quem conhece, defende! , disponível nas redes do ANDES-SN no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=4uqYzsRWZ3k) e Facebook (https://m.facebook.com/andessn/)  - 24/5, Divulgação dos vídeos da Campanha; 25/5. Lançamento do podcast sobre Financeirizaçãoo dos Regimes Próprios de Previdência Social nos Estados, com Sara Granemann (ESS/UFRJ). 26/5, 19h: PAINEL VIRTUAL DAS LUTAS ATUAIS DO SETOR DAS IEES/IMES, ao vivo no Instagram (https://instagram.com/andes.sindicatonacional?igshid=NmZiMzY2Mjc= ). 27/5, Divulgação dos vídeos da Campanha. Dessa forma, solicitamos às seções sindicais e secretarias regionais que divulguem ao máximo a programação da Semana de Lutas do Setor das IEES/IMES, retransmitam as nossas atividades, utilizem e se apropriem dos materiais de divulgação da campanha, para que possamos fortalecer a luta em defesa das universidades estaduais e municipais, pois quem conhece, defende!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS