Brasília (DF), 23 de outubro de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e às(aos) diretoras(es) do ANDES-SN.
Assunto: Envia nota da Diretoria do ANDES-SN em solidariedade ao Professor Gunter Ribeiro Amorim (UnDF).
Companheiras(os),
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria do ANDES-SN em solidariedade ao Professor Gunter Ribeiro Amorim (UnDF).
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof.ª Francieli Rebelatto
Secretária-Geral
Brasília (DF), 23 de outubro de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(ao)s diretora(e)s do ANDES-SN.
Assunto: Encaminha convite para participação na Plenária Virtual do IX ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES (AS) E PESQUISADORES (AS) NA MINERAÇÃO.
Companheira(o)s,
Encaminhamos, para ampla divulgação, convite para participação na Plenária Virtual com vistas à construção do IX ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES (AS) E PESQUISADORES (AS) NA MINERAÇÃO, a ser realizada no dia 4 de novembro de 2024, bem como link para credenciamento.
Sem mais para o momento, enviamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof.ª Francieli Rebelatto
Secretária-Geral
Brasília (DF), 23 de outubro de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e às(aos) diretoras(es) do ANDES-SN
Assunto: Prorroga o prazo de inscrições para o “Seminário Nacional 60 anos do Golpe de 1964: Memória, Verdade, Justiça e Reparação” e para o Módulo Nacional do Curso de Formação Sindical “60 anos da ditadura empresarial militar e o movimento docente”, para informar necessidade de Espaço de Convivência Infantil e para informar se é pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Companheiras (os),
Em complementação às Circulares nº 261/2024 e nº 448/2024, as quais informa a nova data e envia a programação do Seminário Nacional “60 anos do Golpe de 1964: Memória, Verdade, Justiça e Reparação”, a ser realizado nos dias 21 a 23 de novembro de 2024, e para o Módulo Nacional do Curso de Formação Sindical “60 anos da ditadura empresarial militar e o movimento docente”, a ser realizado no dia 22 de novembro, em Porto Alegre, vimos informar que o prazo para confirmações de presença de representantes das seções sindicais para essas atividades foi prorrogado até às 18h, do dia 11 de novembro de 2024 (segunda feira), e pode ser feita pelo formulário disponível no link: https://forms.gle/mUzJLaSV1Zqunduk7.
Em complementação à Circular n.º 394/2024, de 11 de setembro de 2024, que comunica data-limite para informar a necessidade de Espaço de Convivência Infantil para o Seminário Nacional “60 anos do Golpe de 1964: Memória, Verdade, Justiça e Reparação”, e para o Módulo Nacional do Curso de Formação Sindical “60 anos da ditadura empresarial militar e o movimento docente”, que ocorrerá nos dias 21 a 23 de novembro de 2024 e no dia 22 de novembro, respectivamente, em Porto Alegre, enviamos o formulário para informar necessidade do Espaço de Convivência Infantil disponível no link: https://forms.gle/f7xXvwZotuVYQug98 para ser preenchido, assinado e enviado pela(o) responsável da criança ao e-mail da secretaria do ANDES-SN (secretaria@andes.org.br), até às 18h, do dia 4 de novembro de 2024 (segunda-feira).
Em complementação à Circular nº 395/2024, solicitamos se algum(a) professor(a) que participará do Seminário Nacional 60 anos do Golpe de 1964: Memória, Verdade, Justiça e Reparação e do Módulo Nacional do Curso de Formação Política e Sindical “60 anos da ditadura empresarial militar e o movimento docente” é pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida que sejam comunicadas, via e-mail (secretaria@andes.org.br), até o dia 11 de novembro de 2024 (segunda feira), as seguintes informações:
· Nome e telefone celular do(a) docente;
· Qual a deficiência ou dificuldade;
· Qual a demanda de atendimento de acessibilidade.
Recordamos que o seminário e o módulo de formação sindical ocorrerão na sala 102 da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, situada na Avenida Paulo Gama, nº 110, Bairro Farroupilha – Porto Alegre.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações indicais e universitárias.
Profª. Francieli Rebelatto
Secretária-Geral
Brasília (DF), 23 de outubro de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e às(aos) diretoras(es) do ANDES-SN
Assunto: Programação do Módulo Nacional do Curso de Formação Sindical “60 anos da ditadura empresarial militar e o movimento docente”.
Companheiras (os),
Em complementação à Circular n° 271/2024, que informou a nova data do Módulo Nacional do Curso de Formação Sindical “60 anos da ditadura empresarial militar e o movimento docente”, a ser realizado em Porto Alegre, concomitante ao Seminário: "60 anos do Golpe de Estado de 1964 - Memória, Verdade, Justiça e Reparação", no período de 21 a 23 de novembro de 2024, enviamos a seguir a programação detalhada das mesas que tratam, especificamente, do Módulo Nacional do Curso de Formação Sindical em atendimento à resolução congressual, aprovada no 42º Congresso do ANDES-SN, realizado no período de 26/02 a 01/03/2024, em Fortaleza (CE).
As mesas do Curso são parte integrante da programação do Seminário, mas assumem um caráter diferenciado para atender a resolução congressual, a saber: que o GTPFS realizasse dois módulos do curso de formação política sobre os “60 anos da ditadura empresarial-militar e movimento docente”, sendo o primeiro módulo em articulação com o Grupo de Trabalho História do Movimento Docente (GTHMD), por ocasião da realização do Seminário, “resgatando as organizações e o papel dos movimentos sociais, movimento negro, de mulheres, movimentos indígenas, e dos trabalhadores rurais sem terra como espaços de organização e aglutinação para a construção da cultura afro-brasileira, do feminismo no Brasil e de luta por trabalho, reforma agrária e educação popular”.
Sendo assim, as mesas do Curso de Formação Sindical na programação do Seminário são as seguintes:
Sexta-feira, 22 de novembro de 2024
14h às 16h30 – Mesa: "Responsabilidade empresarial com a ditadura";
Coordenação - Luiz Henrique Blume – UESC e Comissão da Verdade do ANDES-SN;
Alessandra Gasparotto – UFPEL;
Alejandra Esteves – UFF;
Jorge Souto Maior – USP;
16h30 às 17h – Intervalo;
17h às 19h30 – Mesa: "A ditadura e a repressão contra populações trabalhadoras, negras, periféricas, indígenas, quilombolas e LGBTI";
Coordenação: Raquel Dias – UECE e Coordenação do GTPFS;
Gilberto de Souza Marques – UFPA;
Elaine Bispo Paixão – Frente Estadual pelo Desencarceramento Bahia;
Renan Quinalha – UNIFESP.
Recordamos que o seminário e o módulo de formação sindical ocorrerão na sala 102 da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, situada na Avenida Paulo Gama, nº 110, Bairro Farroupilha – Porto Alegre.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações indicais e universitárias.
Prof.ª Francieli Rebelatto
Secretária-Geral
Brasília (DF), 22 de outubro de 2024.
Às Seções Sindicais, Secretarias Regionais e ao(à)s Diretore(a)s do ANDES-SN.
Assunto: Encaminha retificação da Carta de Brasília (15º CONAD EXTRAORDINÁRIO do ANDES-SN, realizado de 11 a 13 de outubro de 2024, em Brasília - DF).
Companheiro(a)s,
Encaminhamos, para ampla divulgação, Carta de Brasília (15º CONAD EXTRAORDINÁRIO do ANDES-SN, realizado de 11 a 13 de outubro de 2024, em Brasília - DF) retificada.
Sem mais para o momento, enviamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof.ª Francieli Rebelatto
Secretária-Geral
Brasília (DF), 21 de outubro de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN
Assunto: Encaminha programação e site do III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação: a unidade das(os) trabalhadoras(es) docentes em defesa da Educação Pública.
Companheira(o)s,
Em complemento à Circular n.º 367/2024, que convoca a categoria para o “Terceiro Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação: a unidade das(os) trabalhadoras(es) docentes em defesa da Educação Pública”, que será realizado no Rio de Janeiro, Brasil, de 11 a 16 de novembro de 2024, nas instalações da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, encaminhamos a programação e o link de acesso ao site: https://contraneoliberalismoedu.net/, que também pode ser acessado através da página principal do ANDES-Sindicato Nacional em: https://www.andes.org.br/.
Importante destacar que, no dia 15 de novembro, as atividades autogestionadas (mesas de debates, lançamento de livros, oficinas, dentre outras) podem ser propostas por qualquer participante; no entanto, estarão sujeitas às salas de aula disponíveis e aos horários. Cada atividade pode ter, no máximo, 2 horas. Já, no dia 16, é destinado, preferencialmente, para aquelas delegações internacionais que estarão pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro.
Reforçamos que a ficha para inscrição de docentes foi enviada na Circular n.º 367/2024, em 2 de setembro de 2024.
A programação, que se encontra abaixo, prevê oito mesas nos eixos educacional e sindical, que vão abordar temas como: questões raciais, gênero e classe; territórios e crise climática; grêmios, sindicatos e transformação social; digitalização, inteligência artificial, EAD e desafios educacionais; internacionalização, avaliação e inclusão; organização de classe e democracia, uma relação conflitiva?; projetos conservadores em educação, violência, homeschooling e laicidade; e sindicatos, grêmios e movimentos sociais. Estão previstas também atividades autogestionadas, além de atos políticos e culturais.
Programação do III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação*
11 de novembro de 2024 (segunda-feira)
13 às 15h – Credenciamento
15 às 17h – Mesa de instalação do Congresso
17 às 18h – Ato Político Pela Paz e contra o Genocídio na Palestina e no Oriente Médio
18 às 19h – Ato Político do Movimento Estudantil e instalação do Acampamento Estudantil
19h – Ato político cultural com presença do coral da UERJ – Altivoz.
12 de novembro de 2024 (terça-feira)
9h às 12h – Mesas temáticas:
Eixo Educação – Mesa 1: Questões raciais, gênero e classe;
Eixo Educação – Mesa 2: Territórios e crise climática;
Eixo sindical – Mesa 3: Grêmios, sindicatos e transformação social;
ALMOÇO
14h30 às 17h30 – Mesas Temáticas;
Eixo Educação – Mesa 4: Digitalização, Inteligência Artificial, EAD e desafios educacionais;
Eixo Educação – Mesa 5: Internacionalização, avaliação e inclusão;
Eixo Sindical – Mesa 6: Organização de classe e democracia: uma relação conflitiva?
18h às 20h – Atividades autogestionadas do Acampamento dos Estudantes.
13 de novembro 2024 (quarta-feira)
9h às 12h – Mesas temáticas:
Eixo Educação – Mesa 7: Projetos conservadores em educação, violência, homeschooling e laicidade;
Eixo Sindical – Mesa 8: Sindicatos, grêmios e movimentos sociais;
ALMOÇO
14h30 às 18h – Apresentação de informes nacionais de luta contra o neoliberalismo na educação;
18h às 20h – Atividades autogestionadas do Acampamento dos estudantes;
20h – Concha Acústica - Fanfarras do HONK e cortejo.
14 de novembro de 2024 (quinta-feira)
9h às 11h – Continuação da apresentação de informes nacionais de luta contra o neoliberalismo na educação;
11h às 12h – Reunião de delegações dos sindicatos;
ALMOÇO
14 às 17h – Leitura de acordos, resoluções e da declaração final do Congresso;
Fechamento e apresentação do local para o IV Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação;
18h – Ato SHOW - Ah Banda!
15 de novembro de 2024 (sexta-feira)
8h às 19h – Atividades autogestionadas (oficinas, mesas de debate, lançamentos de livros, etc.).
16 de novembro de 2024 (sábado)
Visita a espaços dos movimentos sociais e culturais do Rio de Janeiro, a partir de roteiros e sugestões fornecidas pela organização do evento (destinado, prioritariamente, as delegações internacionais.
*(sujeita a pequenos ajustes)
Quem tiver interesse em realizar atividades autogestionadas pode solicitar diretamente no site do III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação (https://contraneoliberalismoedu.net/).
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof.ª Francieli Rebelatto
Secretária-Geral