CIRCULARES
15 de Junho de 2022

Circular nº 224/2022 - Encaminha a PAUTA UNIFICADA DA EDUCAÇÃO FEDERAL, a ser protocolizada no Ministério da Educação, no dia 14/06/2022.

Circular nº 224/2022
                  
Brasília (DF), 13 de junho de 2022


Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s Diretora(e)s do ANDES-SN


Companheiro(a)s,

Encaminhamos, para conhecimento, a Carta s/nº, datada de 08/06/2022, que encaminha a PAUTA UNIFICADA DA EDUCAÇÃO FEDERAL, a ser protocolizada no Ministério da Educação, no dia 14/06/2022. 

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais Saudações sindicais e universitárias.

Profª. Maria Regina de Avila Moreira
Secretária-Geral
 

15 de Junho de 2022

Circular nº 223/2022 - Informa e orienta sobre as deliberações da última Reunião do Setor das IFES

Circular nº 223/2022
Brasília (DF), 13 de junho de 2022

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN

Companheiros(a)s,

Considerando as deliberações da reunião do setor das IFES, realizada no dia 11 de junho de 2022, na Sede do ANDES-SN, em Brasília (DF), apresentamos os encaminhamentos propostos e as devidas orientações: 
20 a 24/06
Realização de rodada de assembleias para deliberar sobre a seguinte pauta: 
1)    Indicativo de deflagração de greve, no dia 27/06;
2)    Ocupa as universidades, institutos federais e CEFETs, entre os dias 27 e 29/06;
3)    Semana de Lutas em Brasília (DF), de 04 a 07/07, contra os cortes orçamentários, as privatizações e em defesa da educação pública.

25/06
Reunião do Setor das IFES para avaliação da rodada de assembleias (será encaminhada uma circular específica).

27 a 29/06 
Ocupa universidades, institutos e CEFETs, com atividades locais de mobilização da categoria e amplo diálogo com a comunidade universitária (rodas de conversa, assembleias, aulas públicas, panfletagem, atividades artístico-culturais, dentre outras).

04 a 07/07
Semana de luta em Brasília (DF) – Contra os cortes, bloqueios e contingenciamentos orçamentários e por uma LDO que contemple reajuste salarial para todo(a)s o(a)s SPFs.

05/07 - Dia Nacional de luta contra a privatização e em defesa das estatais.


Demais encaminhamentos: 
- Que as seções sindicais do ANDES-SN manifestem o apoio ao IFRS e à UFPA, que estão em greve; 
- Organizar plenárias regionais entre as seções sindicais, no sentido de mobilizar para construção da agenda de luta e greve;
- Produzir outdoors em defesa da educação e dos serviços públicos em todos os estados, além de materiais diversos para intensificar essa luta;
- Construir a greve da educação com a FASUBRA e o SINASEFE.
                                                                       
            Em breve, será encaminhado o relatório final da reunião do Setor, do dia 11 de junho de 2022.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais Saudações sindicais e universitárias.

Profª. Maria Regina de Avila Moreira
Secretária-Geral
 

15 de Junho de 2022

Circular nº 221/2022 - Divulga e orienta sobbre o Seminário Política de Ciência e Tecnologia e mercantilização das universidades e dos institutos públicos de pesquisa, a ocorrer no dia 01 de julho, em São Paulo.

Circular nº 221/2022
Brasília (DF),  13 de junho de 2022


Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN

Companheiro(a)s,

Para conhecimento e ampla divulgação, informamos a realização do Seminário Política de Ciência e Tecnologia e mercantilização das universidades e dos institutos públicos de pesquisa, a ocorrer no dia 01 de julho, em São Paulo (Instituto de Física da Universidade de São Paulo - IFUSP, R. do Matão - Butantã, São Paulo - SP, 05508-090), sob a organização da Secretaria Regional São Paulo do ANDES-SN e o “Fórum das 6”, instância que reúne as entidades representativas do(a)s docentes e técnico(a)s-administrativo(a)s das três universidades estaduais de São Paulo (USP, UNESP e UNICAMP). 
Em anexo, encaminhamos a programação completa do evento. Ainda, informamos que o Seminário será transmitido por meio dos canais no YouTube do ANDES-SN e da ADUSP. 
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.


Profª. Maria Regina de Avila Moreira
Secretária-Geral
 

09 de Junho de 2022

Circular nº 220/2022 – Solicita informações com vistas a mapeamento nacional e instrução como ponto de pauta no próximo Encontro do Jurídico

Circular nº 220/2022

Brasília (DF),  9 de junho de 2022

 

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN

 

Companheiro(a)s,

 

Visando a realização do próximo Encontro do Coletivo Jurídico Nacional, a Assessoria Jurídica Nacional e o Encarregado de Assuntos Jurídicos do ANDES-SN, professor Gustavo Seferian estão organizando um levantamento com vistas ao mapeamento nacional e instrução de ponto de pauta no referido encontro acerca da existência de cortes no pagamento da URP e eventuais medidas judiciais e políticas empenhadas para reversão da situação.

As respostas devem ser encaminhadas até, o dia  24/06/2022 (sexta-feira), preenchendo o formulário disponível no link: https://forms.gle/36vfa2gkSv9xyVg36.

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

Profª. Francieli Rebelatto

2ª Secretária

09 de Junho de 2022

Circular nº 218/2022 - Orienta as caravanas acerca do Ocupa Brasília em Defesa da Educação Pública e Contra as Privatizações, a ocorrer no próximo dia 14 de junho.

Em complementação à Circular nº 195/2022, que informou o calendário de mobilização do período de 09 a 14 de junho, encaminhamos maiores informações e orientações sobre a realização do Ocupa Brasília em Defesa da Educação Pública e Contra as Privatizações, a ocorrer no próximo dia 14 de junho. Como é de conhecimento, essa articulação envolve as principais entidades da educação federal e do(a)s SPFs, sendo ANDES-SN, SINASEFE, FASUBRA, UNE, FENET, UBES, ANPG e o FONASEFE. E foi construída após diálogo entre as mesmas, no sentido reforçar as iniciativas de defesa da educação pública, contra as privatizações e demais ataques às IES, às categorias de trabalhadore(a)s da educação e à(o)s estudantes. Para as providências de organização do Ocupa Brasília, solicitamos, com urgência, que as seções sindicais informem as caravanas, até amanhã (10/06), às 15h, indicando a quantidade de pessoas que se deslocarão para Brasília e demais informações que forem pertinentes, por meio do link que segue: https://forms.gle/AU73YJk1FnCQUvSm6 . Para o acolhimento das caravanas, as entidades fornecerão água ao longo das atividades e lanche ao final do dia, sendo o almoço por conta da organização local das caravanas. Ainda, reforçamos as orientações sanitárias de uso de máscara, vacinação e observação ao distanciamento necessário. Em Brasília, nesta época do ano, os índices de umidade oscilam entre 20% e 30%, com alta incidência de raios solares, em especial na região da Esplanada, que não conta com sombras. Sendo assim, orientamos que o(a)s participantes tragam protetor solar e utilizem vestuário adequado para se protegerem do sol, além da constante hidratação. Por fim, informamos a programação do Ocupa Brasília, que também segue em anexo: 13h – Concentração no Anexo II da Câmara dos deputados. 14h – Ato interno no Auditório Nereu Ramos (em defesa das estatais e contra os cortes na educação) e em frente ao Anexo II; 16h – Marcha em direção ao MEC; 17h30 – Ato Político Cultural com Maracatu e o rapper GOG; 20h – Encerramento e retorno das caravanas.

09 de Junho de 2022

Circular nº 217/2022 - Informa a composição da Comissão Nacional de Mobilização-CNM, no período de 13 a 15 de junho de 2022.

Circular nº 217/2022

Brasília(DF), 08 de junho  de 2022

 

 

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN

 

Assunto: Composição da Comissão Nacional de Mobilização-CNM

 

 

   Companheira(o)s,

 

 

    Comunicamos que, de acordo com as indicações recebidas e em conformidade com os critérios definidos no 32º CONGRESSO do ANDES-SN, a Comissão Nacional de Mobilização (CNM), no período de 13 a 15 de junho de 2022 terá a seguinte composição:

Seção Sindical

Nome do(a) Representante

SINDOIF

Vanessa Hack Gatteli

ADUFES

Juliana Iglesias Melim

SSIND DO ANDES NA UFRGS

Felipe Kirst Adami

 

Conforme os critérios de participação, ressaltamos que os deslocamentos dos membros da CNM para Brasília deverão ocorrer prevendo a presença na sede do ANDES-SN na segunda-feira (13/6), até às 15 horas e a saída, na quarta-feira (15/06), depois das 12 horas.

Sem mais para o momento, aproveitamos a oportunidade para renovar nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

 

Profª. Francieli Rebelatto

2ª Secretária

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS